22 de novembro de 2010

Síndrome de Cushing ou hiperadrenocorticismo

O síndrome de Cushing ou hiperadrenocorticismo resulta de um excesso de produção de glucocorticóides (nomeadamente cortisol), hormonas necessárias para o normal funcionamento do organismo do animal. Numa situação normal, a hipófise (glândula localizada no cérebro) produz a hormona ACTH que vai actuar nas glândulas adrenais que, por sua vez produzem, os glucocorticóides. Se existir alguma anomalia na hipófise ou nas glândulas adrenais, produz-se um excesso de glucocorticóides, dando origem ao síndrome de Cushing.

Este síndrome pode ocorrer tanto em cães como em gatos, no entanto é muito mais frequente em cães. Atinge normalmente cães a partir dos seis anos de idade.

Os sintomas do Cushing são muito variados e, na maior parte dos casos, o animal apresenta apenas alguns dos sintomas. Entre eles temos:

  • polidipsia/poliúria: o animal aumenta o seu consumo de água e, consequentemente, urina mais frequentemente. Esse aumento no consumo de água significa beber cerca de 100ml/kg/dia, ou seja num animal com cerca de 25kg, beber 2,5l de água por dia é sinal de polidipsia. É muito importante que o dono consiga quantificar a quantidade de água ingerida ao longo das 24h, para o veterinário poder avaliar se se trata realmente de um consumo exagerado;
  • abdómen pendular: os animais ficam "barrigudos". A gordura transfere-se para a zona abdominal e há uma fraqueza muscular nítida da parede abdominal, que confere a forma pendular aos animais com síndrome de Cushing;
  • alopécia simétrica: o animal começa a perder pêlo, habitualmente de uma forma simétrica. Nos estados mais avançados, os animais podem mesmo só ter pêlo na cabeça, ficando totalmente "carecas" no resto do corpo;
  • polifagia: aumento do apetite.
  • diminuição da espessura da pele: os animais com Cushing apresentam a pele mais fina que o habitual, estando assim mais sujeitos a traumas cutâneos.

Polidipsia é um dos sintomas no síndrome de Cushing


No síndrome de Cushing os sintomas podem ser tão ténues no início, que só se diagnostica quando a doença já está num estado mais ou menos avançado. Em termos de análises de sangue, os animais podem apresentam aumento dos parâmetros hepáticas (ALT e ALKP), aumento do hematócrito, e aumento do colesterol. Este último ocorre na grande maioria dos pacientes cushingóides. Perante estas alterações, o médico veterinário realizará então exames mais específicos que permitam diagnosticar a doença. Existem vários testes que permitem diagnosticar o Cushing. Entre eles destaco a estimulação com a hormona ACTH. Este teste permite avaliar se os níveis de glucocorticóides estão anormalmente elevados após um estímulo artificial com a hormona que habitualmente actua nas glândulas hormonais e, assim, diagnosticar o Cushing. No entanto, não permite avaliar se o problema se encontra na hipófise ou nas glândulas adrenais. Isto só é possível realizando outros testes ao animal.

Seja qual for a origem do Cushing, o objectivo do tratamento consiste em diminuir os níveis de glucocorticóides presentes em circulação. O tratamento mais usado consiste no uso de fármacos orais que o animal deve tomar regularmente sob orientação do seu médico veterinário. Existem vários fármacos que permitem tratar o Cushing, entre eles destaco o mitotano, o cetoconazol e o trilostano. Este último é o mais recente e, apesar de mais dispendioso, parece ser o que apresenta menos efeitos secundários para os animais. Nalguns casos, a cirurgia pode ser uma opção, principalmente se o problema se localizar a nível das glândulas adrenais.

Um animal com Cushing tem de ser monitorizado regularmente, principalmente, no início do tratamento até estabelecermos a dose de fármaco eficaz para o seu caso. A administração dos fármacos tem de ser feita de forma rigorosa para não esquecer nenhuma toma. A sua medicação é  normalmente para o resto da vida do animal, podendo haver reajustes na dose administrada. É uma doença complexa que exige muita monitorização por parte dos donos e do médico veterinário assistente. Não hesite em consultar o seu médico veterinário se o seu animal de estimação apresentar algum dos sintomas atrás mencionados.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes