16 de outubro de 2011

Hérnias discais

A coluna dos animais é formada por vértebras que se unem entre si através de discos flexíveis cartilagíneos. Estes discos intervertebrais fornecem a flexibilidade indispensável à coluna vertebral dos animais. Acima destes discos situa-se a medula, constituída por fibras nervosas que transportam informação do cérebro ao resto do corpo e vice-versa. 

À medida que o animal envelhece, os discos intervertebrais vão ficando, progressivamente, mais fracos, podendo mesmo roturar ou herniar, fazendo pressão a nível do canal medular, impedindo a normal transmissão nervosa ao longa da medula.  Este tipo de hérnias crónicas ocorrem progressivamente e estão associadas ao factor envelhecimento. Existem também raças mais predispostas a terem este tipo de problemas - teckel, basset hound, caniche, beagle, cocker spaniel, pequinês, entre outras. No entanto, podemos também ter processos de herniação aguda. São exemplo disso os traumas medulares aquando de traumatismos graves (quedas, atropelamentos, etc). 


Em qualquer um dos casos, agudo ou crónico, os sintomas podem ser diversos:

  • dor intensa;
  • fraqueza muscular;
  • perda de sensibilidade nos membros;
  • incapacidade para urinar e/ou defecar;
  • paralisia parcial ou total.
A gravidade de todos estes sintomas está também relacionada com a localização da lesão. 

Para diagnosticar este tipo de lesões recorremos ao exame neurológico do nosso paciente, bem como a meios complementares de diagnóstico. Existem lesões que facilmente se vêem numa radiografia simples. Outras, contudo, só são possíveis de diagnosticar com recurso a mielografia (radiografia com contraste), TAC (tomografia) ou RM (ressonância magnética).

Sejam lesões mais ou menos graves, a rapidez no diagnóstico e tratamento é fundamental para uma melhor recuperação do paciente. Nos casos menos graves, o tratamento consiste na administração de analgésicos e anti-inflamatórios mais ou menos potentes, dependendo da gravidade dos sintomas. O repouso absoluto é fundamental na sua recuperação - não devemos deixar o animal pular, correr ou fazer movimentos mais bruscos durante um período mais ou menos longo a estipular pelo seu médico veterinário. Muitas vezes temos que os confinar a um espaço muito mais reduzido da casa para que esse repouso seja possível. Nos casos mais graves, a cirurgia é uma das opções. Mais uma vez, quanto mais rápida for efectuada melhor o prognóstico do animal. Também nestes casos o repouso pós-operatório durante largas semanas ou mesmo meses é fundamental. A todos estes tratamentos, podemos também adicionar sessões de fisioterapia e/ou acupuntura. 

O prognóstico das hérnias discais é tanto melhor quanto maior a sensibilidade do animal. Nos casos em que o animal está paralisado e não consegue sentir dor profunda, o prognóstico é bem mais reservado.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes