26 de outubro de 2011

Incontinência urinária

A incontinência urinária consiste na perda involuntária de urina quando o animal se encontra em repouso ou a dormir. É frequente os animais lamberem constantemente a região genital aquando deste facto. 
O animal urina de forma involuntária
De uma forma muito simples, podemos dizer que a urina é retida na bexiga de um animal saudável através de um conjunto de músculos situados na base da bexiga, que funcionam como uma válvula e que o animal controla conscientemente. Certas hormonas sexuais afectam a eficácia desses músculos (estrogénios nas fêmeas e testosterona nos machos). Consequentemente, qualquer alteração a nível dessas hormonas pode afectar a capacidade do animal controlar a sua retenção de urina. À medida que o animal envelhece, naturalmente, os níveis dessas hormonas diminuem. O mesmo acontece se o animal estiver esterilizado (procedimento em que retiramos os orgãos responsáveis pela produção dessas hormonas). Outras causas de incontinência podem ser problemas prostáticos ou traumatismos que afectem os nervos que enervam a bexiga. A incontinência de origem hormonal é mais frequente nas fêmeas.

Frequentemente, os animais que sofrem de incontinência urinária têm mais tendência para infecções urinárias, uma vez que o esfíncter vesical está mais relaxado e as bactérias entram mais facilmente. Outra das complicações possíveis é a dermatite de contacto causada pela presença de urina no corpo do animal. É fundamental manter uma higiene constante da pele do animal, pois facilmente ficará sujo com urina e, consequentemente, a pele ficará inflamada. O uso de resguardos é uma boa solução nos animais incontinentes.

Quanto ao tratamento, podemos usar vários fármacos hormonais ou não-hormonais. Habitualmente estes fármacos devem ser utilizados durante toda a vida do animal. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor solução para a incontinência do seu animal de estimação. A incontinência pode ser tratada!
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes